O que é Patrimônio Líquido e como calcular o valor?
Neste artigo nós explicamos o que é patrimônio líquido, como calcular e a importância de analisar esse fator.
O termo patrimônio líquido é muito conhecido entre empreendedores. Se você está dando os primeiros passos nessa jornada e ainda tem dúvidas sobre o assunto, neste artigo explicamos o que é o patrimônio líquido e como seu valor é calculado.
Pode parecer só mais um termo contábil, mas entender o seu conceito é muito importante para manter as finanças de uma empresa em equilíbrio.
Saiba: O que é o Defis e como declarar?
O que é Patrimônio Líquido?
O patrimônio Líquido é um conceito dentro do balanço patrimonial que se refere ao valor contábil de um negócio. Trata-se da diferença existente entre os ativos e os passivos da empresa.
Na prática, ele corresponde a riqueza da empresa. Ou seja, o patrimônio pertencente aos acionistas.
Os Ativos são os bens e direitos de uma organização em determinado momento. Compreende tudo aquilo que pode ser convertido em valor monetário, como dinheiro em caixa, estoque, equipamentos, imóveis, duplicatas a receber, etc.
Por sua vez, os passivos são as obrigações da empresa junto a terceiros, como dívidas e empréstimos a serem pagos.
Dessa forma, podemos entender que o patrimônio líquido se refere a todos os bens da empresa, com exceção das obrigações e dívidas.
O cálculo do Patrimônio Líquido de uma empresa é muito simples:
- Patrimônio Líquido = ativos – passivos.
Essa informação consta no balanço patrimonial da empresa, onde estão descritos os ativos da empresa e também os passivos.
Veja também: B2B x B2C: Entenda as diferenças dos dois modelos de negócios.
Qual a diferença entre patrimônio e patrimônio líquido?
Quando falamos em patrimônio, estamos falando de um conjunto composto pelos bens, direitos e as obrigações de uma empresa. O patrimônio líquido abrange os bens, mas não as obrigações.
Dica CLM Controller: Quer saber como fazer o cálculo de férias dos colaboradores?
O que compõe o Patrimônio Líquido de um negócio?
De acordo com a Lei 6404/76 são diversas contas que compõem o patrimônio líquido de uma empresa.
Veja também: Imposto de Renda no Lucro Presumido, saiba como calcular!
Capital Social
O capital social se refere ao valor investido no momento da abertura de um negócio, seja por um único proprietário ou pelos sócios. Ele pode ser composto por bens financeiros, sejam eles materiais ou imateriais.
O capital social fica registrado no contrato social da empresa juntamente com todos os dados da companhia.
De forma prática, podem fazer parte do capital social investimentos em dinheiro, imóveis, carros, matéria-prima, marcas, patentes, etc.
Os valores investidos por cada sócio também determinam o nível de responsabilidade de cada um e a divisão de lucros.
Quer uma planilha para executar o cálculo do Lucro Presumido? Baixe agora.
Reservas de lucro e de capital
Uma parte do patrimônio líquido também pode ser composta por reservas de Lucros e de Capital, que são criadas a partir da destinação de uma parte dos lucros, geralmente, para um objetivo específico.
São exemplos as Reservas de Contingência, Reserva de Incentivos Fiscais e outras.
Veja também: Quais os anexos do Simples Nacional 2023.
Ajustes de avaliação patrimonial
O ajuste de avaliação patrimonial se refere ao resultado do valor da avaliação dos bens em relação ao valor justo deles. O valor justo é entendido como a quantia pela qual um ativo pode ser trocado, ou ainda, um passivo liquidado quando duas partes estão dispostas a isso.
Como uma empresa de importação calcula o Simples Nacional?
Ações em tesouraria
Toda vez que uma empresa recompra as suas ações, o montante adquirido vai reduzir o patrimônio. Tais ações ficam mantidas na tesouraria e podem ser canceladas no futuro ou emitidas.
A recompra é uma estratégia que permite às empresas comprar ações no mercado com objetivo de cancelá-las ou custodiá-las na sua tesouraria. Em geral, isso acontece quando a empresa considera que as ações estão abaixo do valor que deveriam estar.
Leia também: Novas regras para sociedades anônimas (S.A.).
Patrimônio Líquido Negativo
Ocorre quando os valores de obrigações, como as dívidas, por exemplo, superam a soma dos ativos da empresa. Ou seja, o patrimônio líquido está negativo.
Nesses casos, a empresa pode entrar com um pedido de recuperação judicial para tentar um acordo com os credores com a supervisão da justiça.
Leia mais: Quais são os tipos de empresa para abrir no Brasil?
Por que analisar o Patrimônio Líquido?
O patrimônio líquido representa a riqueza real de uma empresa em um determinado período, considerando os ativos e os passivos descritos no balanço patrimonial.
A análise do patrimônio líquido das empresas é muito importante para entender qual sua realidade financeira. A partir disso, podem ser determinadas estratégias que ajudem a melhorar a saúde financeira do negócio.
Se você quer contar com uma assessoria contábil experiente, capaz de fornecer as melhores estratégias para sua empresa melhorar a performance financeira, conheça agora as soluções da CLM Controller.