A terceirização de setores e serviços muitas vezes é a solução encontrada por empresas para resolver problemas, melhorar a qualidade e eficiência da gestão e
investir no futuro. Contudo, terceirizar um setor sempre envolve escolhas, dilemas, vantagens e desvantagens, e com a gestão financeira não é diferente.

Por isso, hoje vamos explicar em que consiste a terceirização do financeiro e quais as possíveis vantagens e desvantagens envolvidas. Leia até o fim e entenda se terceirizar o financeiro é uma boa alternativa para o seu negócio!

 

Terceirização do financeiro

A maioria das pequenas e médias empresas (PME) em crescimento chegam a um momento no qual é preciso dar maior atenção ao setor financeiro, como forma de garantir um crescimento sustentável. Nesse momento, a principal dúvida é: contratar um profissional especializado, criar um setor responsável somente pela gestão financeira ou terceirizar o serviço?

Para tomar a melhor decisão possível é preciso, primeiro, entender o que é a terceirização do financeiro e quais as possíveis vantagens e desvantagens na
terceirização. A terceirização, basicamente, consiste na atribuição das atividades relacionadas à gestão financeira para uma empresa especializada.

Normalmente, as empresas de gestão financeira realizam as rotinas básicas do setor financeiro, como gestão fiscal e tributária, auditorias, gestão da folha de pagamento, gestão de fluxo de caixa, gestão de contas a pagar e receber e acompanhamento de indicadores de desempenho. Há também a possibilidade de contratar serviços personalizados ao seu modelo de negócio.

A análise de processos, por exemplo, pode corrigir erros e resultar em mudanças que vão poupar recursos importantes. Já a produção de relatórios gerenciais , outra solução oferecida pelas terceirizadas, ajuda a empresa a acompanhar de forma detalhada o seu desempenho e pode fornecer insights para oportunidades de aumentar o crescimento e o lucro.

Muitas empresas também oferecem em seus pacotes ferramentas de gestão que modernizam e auxiliam em atividades rotineiras da empresa, melhorando a eficiência dos processos.

 

Vantagens da terceirização

Agora que você já sabe o básico sobre como funciona a terceirização do financeiro, vamos às principais vantagens e desvantagens!

Foco na empresa

Ao terceirizar o financeiro, a primeira vantagem imediata para seu negócio é a liberdade para os gestores e funcionários se dedicarem às atividades mais importantes para a empresa. A responsabilidade e pressão de ficar a cargo das rotinas financeiras pode sugar o tempo de trabalho de um funcionário e fazer com que ele esteja menos atento a outras atividades fundamentais, como atenção ao cliente e gestão da equipe.

Redução de custos

Especialmente para as PME’s, a terceirização costuma sair mais barata para a empresa do que criar um setor financeiro ou até contratar um profissional
exclusivamente para exercer essa função. Há também muitas situações em que uma empresa especializada encontra formas de economizar dinheiro, que passariam despercebidas por pessoas não treinadas ou sem os recursos disponíveis em função da especialização.

Tecnologia e inovação

Outra grande vantagem em poder contar com uma empresa é não ter que se preocupar com o uso de tecnologia e inovação em benefício do negócio. As empresas especializadas em gestão financeira se encarregam de utilizar esse tipo de ferramenta em seu favor e de fornecer cursos de formação e incentivo à inovação para manter seu quadro de funcionários atualizado. Essa uma vantagem dificilmente usufrupída por pequenas empresas que contratam um profissional ou abrem o próprio setor financeiro.

 

Desvantagens da terceirização

Confira, agora, quais são as principais desvantagens associadas a terceirização.

Controle

Em qualquer terceirização a empresa contratante perde, ao menos em parte, o controle sobre as rotinas e atividades desempenhadas. Contudo, isso não significa que você não terá acesso às informações desejadas, e perderá totalmente o controle do setor. Mas apenas que você terá uma visão mais periférica das atividades.

Esse é um dos motivos principais que levam as grandes empresas a criarem os próprios setores de gestão financeira. Então, é importante ao terceirizar um serviço conhecer bem a empresa a ser contratada e somente fechar negócio se a empresa for realmente de confiança.

Custos adicionais

Embora não seja muito comum, pode acontecer de que surjam gastos inesperados ao se iniciar uma terceirização.

Em geral, isso se deve à situações em que a empresa contratada ainda não tem um conhecimento mais aprofundado da empresa contratante e no andar dos processos se depara com custos inesperados.

Imprevisibilidade

Outro problema que por mais difícil de acontecer que seja deve ser lembrado é a imprevisibilidade que envolve depender de outra empresa. Isso se torna um problema a medida em que mudanças na gestão da empresa contratada interfere na prestação dos serviços para a sua empresa, o que pode impactar nos custos e na qualidade dos serviço.

No artigo de hoje, abordamos em que consiste a terceirização do financeiro e quais as principais vantagens e desvantagens em contratar esse tipo de serviço. Agora que você já está informado é hora de avaliar se a terceirização é ou não um bom negócio para sua empresa! Para isso, confira outros posts do nosso blog e obtenha ainda mais informações!

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